Como controlar a ansiedade com ajuda da alimentação

Padrão

A ansiedade nas alturas e os nervos à flor da pele provocam uma descarga de adrenalina, noradrenalina e cortisol no sangue, hormônios que deixam o corpo em estado de alerta. Para se manter assim, o organismo pede mais energia, ou seja, comida. Estudos mostram que alguns alimentos nos fazem sentir mais calmos, enquanto outros podem agir como estimulantes. Fazer algumas modificações na dieta, como consumir alimentos ricos em substâncias que regulam os níveis de serotonina no cérebro, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, pode ajudar a aliviar seus sintomas, pois ela exerce um papel importante no controle dos ânimos, mas lembrando que nenhum alimento é mágico e o tratamento deve ser multidisciplinar. Aqui vai uma lista do que você deve adicionar à sua dieta para melhorar o humor:

1.            Vitamina C: presente nas frutas cítricas diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo.

Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula.

2.            Alimentos ricos em triptofano: Esse aminoácido essencial é precursor da serotonina. Pessoas com concentrações normais da substância têm menos episódios de ansiedade.

Fontes: aveia, gergelim, banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixes, aves, carne bovina, manga e abóbora.

3.            Vitaminas do Complexo B: Todas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. Deficiência em vitaminas B como ácido fólico e vitamina B12 podem desencadear depressão em algumas pessoas.

Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, verduras verdes escuras (como espinafre, couve, etc), legumes, laranjas e outras frutas cítricas, arroz e ovos.

4.            Ômega 3: Para os pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, a suplementação com essa gordura benéfica brecaria a ansiedade ao reduzir a concentração de citocinas, substâncias consideradas pró-inflamatórias.

Fontes: linhaça, tofu, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão.

5.            Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integral, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. “Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição”.

Fontes: arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs, etc.

Alguns truques para combater a ansiedade durante a dieta também são muito importantes. Evitar longos períodos de jejum, evitar o consumo de bebidas como o chá preto ou o café, o fumo e bebidas alcoólicas, pois estes podem aumentar a ansiedade. A prática de exercícios físicos e uma boa noite de sono contribuem para uma vida mais saudável e menos estressante. Adote essa ideia!

ansiedade9 ansiedade10ansiedade2ansiedade8ansiedade5

Beijos queridas leitoras (es)! ❤

Por: Graciella Tenório

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s