Aumente sua qualidade de vida, consuma alimentos funcionais

Padrão

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano. De acordo com a ANVISA, o alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais, além de atuar em funções nutricionais básicas, irá desencadear efeitos benéficos à saúde e deverá ser também seguro para o consumo sem supervisão médica.

Esses benefícios podem estar relacionados a efeitos gerais como, por exemplo, a ação antioxidante, que está relacionada com redução do risco de várias doenças causadas por radicais livres, enquanto outros têm ação específica no controle ou prevenção de doenças, como a elevação do colesterol (hipercolesterolemia). Os alimentos funcionais podem ser encontrados em feiras e supermercados e seus preços tendem a variar de acordo com o produtor e fornecedor. Para seus alimentos durarem sem perder as propriedades nutricionais é importante que sejam conservados de maneira correta. Os alimentos perecíveis (que estragam com mais facilidade) ou que já foram cozinhados e serão novamente colocados na geladeira, devem ser guardados em um recipiente plástico fechado e mantidos sob refrigeração para evitar o desenvolvimento de bactérias. Já os grãos, como soja e linhaça, podem ser armazenados separados à temperatura ambiente em recipientes fechados e de forma limpa.

Abaixo, estão descritos alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e seus respectivos benefícios à saúde:

Betacaroteno – Antioxidante capaz de diminuir o risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Fontes: Abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve;

Licopeno – Antioxidante capaz de reduzir níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata. Fontes: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.

Fibras solúveis e insolúveis – Reduz risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade. Fontes: Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc; leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc.; hortaliças com talos e frutas com casca.

Flavonóides – Antioxidantes com atividade anti-câncer, vasodilatadora e antiinflamatória. Fontes: Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja

Isoflavonas – Atua na redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovasculares, além de ter ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer. Fontes: Soja e seus derivados.

Ácidos graxos ômega 3 – Redução do LDL – colesterol; ação antiinflamatória; é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos. Fontes: peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc

Pró-bióticos (Bífidobacterias e Lactobacilos) – Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon, ou seja, ajudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos. Fontes: Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.

Lembrando que é necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados. Procure seu nutricionista para um melhor acompanhamento de uma alimentação equilibrada na manutenção de sua saúde.

alimentos-funcionais1

alimentos-funcionais2

alimentosfuncionais3

alimentos-funcionais4

POR: Graciella Tenório. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s