Quinoa, a proteína em grão!

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A Quinoa, ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia e um alimento de alto valor biológico, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais. A quinoa tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhantes à do arroz e feijão juntos, contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção. Fonte de ferro, cálcio e ácidos graxos ômega 3 e 6, apresenta ação antioxidante diminuindo o processo de envelhecimento, além do mais, auxilia na cura e tratamento de pessoas que apresentam colesterol alto, osteoporose, diabetes mellitus e doença cardíaca. Ajuda também na diminuição de peso devido às fibras presentes no grão que dão a sensação de saciedade. Apesar de ser uma boa fonte de ferro, a quinoa não tem a mesma quantidade de ferro que a carne. Porém, ganha de qualquer outro cereal também nesse quesito. Em cada 100 gramas, são 10,9 mg do mineral, que combate a anemia e garante pique. Ainda possui uma boa fonte de zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Outra maravilha da quinoa é saber que ela não contém glúten, ou seja, pessoas com intolerância ao glúten (doença celíaca) podem consumi-las sem culpa. A quinoa é encontrada na natureza nas cores branca, vermelha e negra e com textura macia e sabor suave. Nutricionalmente, não há diferença entre o grão, a farinha ou os flocos de quinoa, embora o grão seja preferível por não sofrer nenhum tipo de processamento. Pode ser consumido em saladas, leite, iogurtes, substituindo a farinha de trigo em receitas, com frutas e misturados a sucos e vitaminas. Use a imaginação e inclua já este alimento extremamente benéfico à saúde em sua dieta.

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Por: Graciella Tenório (Nutricionista)

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