Chia: A semente do momento!

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chia-heart

A chia ou Salvia hispânica L é nativa do sul do México e do norte da Guatemala, é a queridinha do momento por ser rica em cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio. É ainda uma boa fonte de proteínas, apresentando todos os aminoácidos essenciais. As fibras presentes na semente da chia são do tipo solúveis e em contato com a água, ela vira um gel que incha o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. Elas retêm parte das gorduras presente nos alimentos e elimina o excesso nas fezes. A saciedade que a chia fornece também é produzida pela sua capacidade anti-inflamatória, que é devida ao ômega 3 presente no grão. Essa substância combate o processo inflamatório que causa o acúmulo de gordura e a fome descontrolada. O ômega 3 presente na chia também é um grande aliado para diminuir a propensão de doenças cardiovasculares, reduzindo também o colesterol e o nível de triglicérides.

semente_de_chia

Para incluir no seu dia a dia, não tem mistério: a semente pode ser acrescentada a uma fruta, iogurte, saladas e sopas. Quem quiser perder uns quilinhos, deve consumir uma colher de sopa de chia com uma fruta ou suco, 30 minutos antes das principais refeições. Dessa forma vai perceber que o apetite está muito mais controlado. E lembrando que para aproveitar melhor todas as vantagens da chia, tenha uma alimentação balanceada, pratique esportes e beba bastante água.

Por: Graciella  Tenório (Nutricionista)

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